TRÊS COISAS QUE NINGUÉM TE CONTA SOBRE PARAR DE COMER CARNE

junho 11, 2018


Esse é o primeiro post de um blog que existe desde 2012 (e que continua no ar no bom e velho blogspot, você pode acessá-lo e ver meus textos antigos clicando aqui), mas que agora começa novamente a abrigar textos, pensamentos, conclusões, vivências.

Blog, como todo mundo sabe, é algo pessoal que se abre pra um público, pra internet. O nome 'blog' em si virou uma coisa muito mal vista. Blogueira, então? Vish. Estamos na era do algorítimo. De ficar famoso ou não com vídeo. Então isso aqui é um espaço bem meu, sem pretensão de nada, só pra dar continuidade na escrita de sempre. Mas depois eu falo disso.

O que eu quero falar sobre hoje é:

PAREI DE COMER CARNE HÁ 9 DIAS. 

E eu vou dizer uma coisa: que loucura.

Oi meninas turo pom? esse foi meu almoço de hoje: cabotiá no vapor, arroz integral, lentilha e legumes no alho
Eu já imaginava que as vibes do veganismo, vegetarianismo, ovo-lacto-vegetarianismo, eram bem loucas mesmo. Tenho amigos que são veganos há anos, e sempre flertei com isso, sempre achei correto, e sempre imaginei que a pecuária vai realmente destruir o planeta.

Campo Grande, a cidade onde eu moro, tem pouquíssimas opções vegetarianas ou veganas, eu já sabia que não consumir carne aqui é algo bem, bem difícil. Aqui é a capital nacional do boi.

Eis que esses dias aconteceram umas coisas e eu decidi encerrar (ou tentar encerrar) o consumo de carne vermelha, e carne branca. Essa não é minha primeira tentativa, obviamente já fracassei antes. Porém, dessa vez, eu olho pra carne e lembro de algumas cenas de alguns filmes que vi (e dos quais vou falar depois). O consumo de carne é embasado em destruição do planeta, sofrimento animal, crueldade.

Não adianta a gente dizer que não é, virar o rosto pro outro lado, ignorar. É um bicho morto no seu prato sim e ponto final. Então as pessoas podem ser honestas e dizerem simplesmente que não se importam com o sofrimento e vão continuar comendo carne. Bom pra elas, cada um faz realmente o que quer da sua vida! É sério!

Mas eu há 9 dias decidi que não queria mais isso não. Tá ótimo. Seja quem você quiser sem encher o saco alheio.

Tem algumas coisinhas que ninguém fala sobre deixar de comer carne. Eis:

1. Seu paladar começa a mudar
Não ter a famosa "mistura" no prato, aquela "carninha" que sua mãe botava no seu prato, e dizia que era pra dar "sustança, faz diferença, só que... ao mesmo tempo não faz. Por muito tempo eu acreditava que aquele era o elemento principal do meu prato. Não tô mais vendo dessa forma nesses 9 dias. Agora, tudo é uma mistura. E você começa a abrir mais seu paladar pra outras coisas.

2. Você precisa se planejar
Não comer carne implica, sim, em planejamento. E eu nem sou vegana, ainda consumo derivados e ovo. Então simplesmente preciso me planejar pra não passar apuro. Comer na rua, comer qualquer porcaria, se torna um pouco mais difícil sim. Mas nada impossível, então dê tempo ao tempo.

3. Sua mente fica mais tranquila
Eu gostava muito de comer carne. Gostava sim. Mas meu gosto se resumia à carne sem gordura e peito de frango. Então se eu não conseguia comer a carne daquele jeito que faz com que ela realmente pareça carne, pra quê eu comia? Hoje olhei pra minha gata e pensei: você é feita de carne. Em alguns países, você seria abatida e comida. E hoje eu não comi outro animal, que em muitas coisas se parece com você. Senti um quentinho no coração, sei lá.

É possível que esse blog fale MUITO mesmo sobre vegetarianismo. Porquê essa é a minha mais nova jornada, de aprimoramento de quem eu sou, como indivíduo, como ser humana. É uma busca mesmo, e eu sinto bastante medo nesses poucos dias. Mas vou com medo mesmo.

É isto.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Facebook

Pinterest